Aplicação da substância é rápida, causa pouca dor e tem resultados bonitos e eficientes. Conheça mais sobre esse procedimento estético tão requisitado por homens e mulheres
A toxina botulínica é uma substância muito utilizada pela medicina estética para minimizar e prevenir o aparecimento das rugas e linhas de expressão. Quem busca uma aparência mais jovem e deseja um resultado bastante eficaz, pode apostar no tratamento com toxina botulínica para rugas. O uso da substância traz inúmeras vantagens porque é considerado um tratamento de baixo risco e minimamente invasivo ao paciente. A seguir, conheça mais sobre a aplicação de toxina botulínica para rugas e todos os seus benefícios.
Como a toxina botulínica age no organismo?
A toxina botulínica foi descoberta na década de 70 para o tratamento de estrabismo, mas se popularizou mesmo como um dos procedimentos estéticos mais realizados em todo o mundo a partir dos anos 90. Na verdade, a substância é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum, que causa o botulismo, doença que paralisa os músculos do corpo ao bloquear os sinais nervosos enviados ao cérebro.
Quando aplicada em pequenas quantidades, a toxina botulínica impede a contração dos músculos que formam as rugas e linhas de expressão, bloqueando apenas os impulsos nervosos. Dessa forma, ela previne o aparecimento de novas rugas e minimiza o efeito das já existentes.
Como funciona o tratamento da toxina botulínica para rugas?
Todo o procedimento é feito no consultório e é considerado bem simples e rápido, com duração média de 30 minutos. A aplicação da toxina botulínica para rugas é realizada com uma seringa bem fina sob a pele e quase não causa dor. O médico dermatologista define os pontos e a quantidade de aplicações de acordo com os objetivos do paciente para injetar a substância em locais específicos dos músculos responsáveis pelo movimento facial.
O tratamento de toxina botulínica para rugas não exige um preparo prévio, somente a limpeza da pele e a utilização de um anestésico tópico antes do médico aplicar a injeção. Logo após o procedimento, o paciente já pode retomar a sua rotina diária, pois a sessão não demanda um tempo de recuperação.
A toxina botulínica atua nas rugas permanentes?
A toxina botulínica é indicada para a prevenção das rugas dinâmicas e linhas de expressão, aquelas que aparecem quando contraímos os músculos da testa, entre as sobrancelhas e os chamados pés de galinha. Além disso, o uso da toxina botulínica traz outros benefícios, como:
- Elevação das sobrancelhas e ponta do nariz;
- Impede o sorriso gengival quando aplicada no lábio superior;
- Correção de rugas no pescoço;
- Combate à hiperidrose, suor excessivo em regiões das axilas, palmas das mãos e solas dos pés.
A toxina botulínica age também nas chamadas rugas permanentes, que aparecem mesmo quando os músculos estão relaxados e sem movimento. O uso da substância de forma preventiva evita que as linhas de expressão se tornem rugas permanentes e atenua os efeitos da flacidez na região do rosto, proporcionando um olhar mais rejuvenescido.
Quanto tempo duram os efeitos da toxina botulínica?
Os efeitos da toxina botulínica para rugas costumam durar de três a seis meses, mas podem variar de acordo com alguns fatores, como idade, força muscular, técnica utilizada, quantidade do produto e experiência do médico nesse tratamento.
É possível notar os primeiros resultados três dias após a aplicação, mas o paciente só consegue enxergar os efeitos completos depois de 14 dias. Após esse período, o médico solicita uma consulta de retorno para fazer uma avaliação do procedimento e verificar se existe a necessidade de fazer algum retoque.
Cuidados após a aplicação da toxina botulínica para rugas
Mesmo sendo considerado um procedimento simples, deve-se tomar alguns cuidados básicos após a aplicação da toxina botulínica para rugas. Nas primeiras 24 horas, não é aconselhável massagear o rosto e nem se expor a altas temperaturas.
Durante alguns dias, a pele pode ficar avermelhada e com a presença de alguns hematomas ao redor do local da aplicação da toxina botulínica. O uso do protetor solar diariamente é essencial para evitar manchas dos possíveis hematomas.
A aplicação da toxina botulínica para rugas com um profissional especializado e com conhecimento das técnicas faz toda a diferença. Ele fará uma avaliação que leve em conta a quantidade ideal da substância nos locais mais adequados para garantir um resultado eficiente e harmonioso.
Para saber mais sobre a toxina botulínica, entre em contato com a Dra. Marcela Uehara.
Fonte:




