Saiba quais sinais considerar e quando procurar um médico
O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil e atinge principalmente pessoas acima dos 40 anos, sendo raros os diagnósticos da doença em crianças e pessoas negras.
Esse tipo de tumor maligno tem como causa principal a exposição excessiva ao sol. No texto a seguir, falamos sobre o que é a doença, quais os tipos e quando você deve suspeitar de câncer de pele e procurar por um especialista.
Tipos de câncer de pele
O câncer de pele é classificado em dois tipos: não melanoma e melanoma.
Câncer de pele não melanoma
É o tipo mais frequente no Brasil, respondendo por 30% de todos os casos de câncer no país. Porém, tem alta chance de cura quando diagnosticado e tratado precocemente. Esse tipo de câncer se subdivide em dois tipos:
Carcinoma basocelular: o mais comum e menos agressivo. Tem como características surgir como uma lesão, que pode ser em forma de ferida ou nódulo, e ter evolução lenta.
Carcinoma espinocelular: também surge como uma ferida ou sobre uma cicatriz causada por queimadura. Esse tipo de câncer tem maior probabilidade de apresentar metástase. Portanto, ao notar um desses sinais e suspeitar de câncer de pele, procure seu médico.
Câncer de pele melanoma
O câncer de pele melanoma tem origem nas células produtoras de melanina, um tipo de proteína que dá cor à pele, aos cabelos e aos olhos. É um tumor raro – representa cerca de 3% dos casos diagnosticados da doença –, mas bastante agressivo, pois tem alta probabilidade de provocar metástase, ou seja, se disseminar para outros órgãos. No entanto, se o indivíduo suspeitar de câncer de pele e procurar por um médico especialista quanto antes, as chances de cura são maiores.
Quando se deve suspeitar de câncer de pele?
O autoexame da pele deve ser feito periodicamente, assim como, os cuidados essenciais com a pele, porém, ele não substitui a avaliação que deve ser feita pelo médico anualmente. Existem alguns sinais e sintomas que podem ajudar você a suspeitar de câncer de pele. Veja a seguir quais são eles.
Alterações em pintas do corpo
São um sinal de alerta:
- Pintas que mudam de formato;
- Pintas que mudam de tamanho;
- Pintas que mudam de textura;
- Pintas que mudam de cor;
- Pintas que crescem.
Surgimento de pintas na pele
Outro sinal ao qual a pessoa deve ficar atenta e suspeitar de câncer de pele
é o surgimento de novas pintas. Por isso o autoexame é importante.
Inflamações na pele
Inflamação e vermelhidão que surgem na pele devem ser investigadas.
Lesões e feridas que não cicatrizam
Feridas e lesões que não cicatrizam por um período de quatro semanas ou mais podem indicar a presença da doença.
Manchas na pele que sangram
Ao notar uma mancha persistente, escamosa, de cor avermelhada e com bordas irregulares que sangra facilmente, deve-se suspeitar de câncer de pele, pois esse também pode ser um sinal da doença.
Quando devo procurar um dermatologista?
Ao suspeitar de câncer de pele, a primeira coisa que a pessoa deve fazer é procurar um especialista em dermatologia para um diagnóstico correto. Em muitos casos, manchas e lesões podem estar relacionadas a outras condições de saúde. Somente um profissional especializado pode diagnosticar a doença e indicar o tratamento mais efetivo.
Para saber mais, entre em contato com a Dra. Marcela Uehara.
Fontes:




