A perda de uma determinada quantidade de fios é comum no dia a dia. Porém, ao perceber que os cabelos vêm caindo além do normal, é preciso uma investigação com um especialista
Falar em queda de cabelo é sempre uma situação que deixa muita gente apreensiva, mas é normal que percamos, em média, cem fios todos os dias. Isso faz parte do ciclo de vida do cabelo, que nasce, cresce e cai e é claro que existem situações em que é indicada uma avaliação médica, ou seja, quando os cabelos começam a cair em demasia, a ficar mais finos e com redução de volume.
Entenda mais sobre o tema.
A queda de cabelo se caracteriza pelo desprendimento do fio de cabelo do couro cabeludo e nem sempre representa um problema. Faz parte do processo natural do ciclo de vida capilar.
O ciclo de vida de cada fio de cabelo é marcado por fases de crescimento, repouso e queda. Por volta de 90% dos nossos cabelos estão na fase de crescimento. Depois de um curto período de repouso, em que para de crescer, o fio cai e, no seu lugar, um novo fio entra na fase de crescimento. Do nascimento do fio até sua queda, leva de dois a seis anos.
Muitas pessoas, erroneamente, associam a queda de cabelos à lavagem excessiva. O fato de lavar os cabelos diariamente não tem relação com eles caírem menos ou mais, porque os fios que caem durante o banho, na verdade, já estavam soltos. Eles apenas estavam presos entre os fios e se soltaram na hora da lavagem.
Outro mito é em relação ao uso de shampoos antiqueda. Esses produtos não trazem benefício nenhum à pessoa com queda de cabelo, pois eles agem apenas superficialmente, não sendo capazes de penetrar pela raiz.
Existem diversas doenças que causam queda de cabelo, mas a mais comum delas é chamada de eflúvio telógeno.
Após algum evento desencadeante, os fios sincronizam, em grande parte, para a fase telógena do ciclo capilar, que é a fase de queda e, por isso, há um aumento significativo dela.
Apesar de muito angustiante, o volume capilar costuma se recuperar após a resolução da causa do eflúvio telógeno.
São várias as causas que podem levar à queda de cabelo (eflúvio telógeno). As principais são:
Devido ao processo de renovação contínua dos cabelos, é normal que uma pessoa perca, por dia, de 100 a 150 fios de cabelo, sem com isso correr o risco de desenvolver calvície ou apresentar falhas no couro cabeludo. É importante lembrar que cada pessoa tem a sua quantidade normal de fios e, quanto maior o volume de cabelo, mais fios cairão por dia.
A queda de cabelo pode tanto ter consequências físicas quanto emocionais, pois este é um problema que impacta a autoestima de homens e mulheres, podendo levar a quadros de depressão e ansiedade.
Dependendo das causas que levaram à queda, ela pode ser irreversível, por deixar cicatrizes, e por isso, o problema deve ser investigado aos primeiros sinais de que a perda de fios está além do considerado normal. Lembre-se que tempo é cabelo!
Para evitar a queda de cabelo e manter os fios saudáveis, brilhantes e sedosos, é recomendado ter alguns cuidados no dia a dia. São eles:
Existem diversas causas e tratamentos para a queda de cabelo e o importante é não fazer uso de soluções caseiras, que podem agravar o problema, e procurar um dermatologista ao notar que:
Para saber mais sobre queda de cabelo, marque uma consulta com a Dra. Marcela Uehara.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás
Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio Grande do Sul

Todas as informações publicadas neste site têm cunho educacional, sendo que todos os conteúdos são previamente revisados pela Dra. Marcela Uehara, CRM/SP 187489 | RQE 84638, e não podem ser consideradas diagnóstico. Para tal, são necessários consulta e exames preliminares.
COPYRIGHT © – DRA. MARCELA UEHARA 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.