Microinfusão de medicamentos na pele é capaz de tratar calvície e outros problemas relacionados ao couro cabeludo e à queda de cabelo
Os tratamentos capilares têm evoluído cada vez mais em busca de proporcionar bons resultados, que garantam um visual agradável e saudável aos fios de cabelo. Nesse contexto, um dos tratamentos que vêm sendo cada vez mais realizados é o MMP, por causa da ação direta e local das substâncias ativas.
O MMP, que deve ser indicado e realizado por um médico dermatologista, realiza a infusão de medicamentos diretamente sob a pele e, por isso, tem uma série de benefícios para pessoas que sofrem com problemas relacionados ao afinamento e queda dos cabelos, como a calvície.
O MMP — Microinfusão de Medicamentos na Pele — é um tratamento feito diretamente no couro cabeludo para estimular o crescimento e o fortalecimento dos fios de cabelo e melhorar o aspecto da pele. Os princípios ativos são inseridos diretamente na área afetada, por meio de microagulhas conectadas a um dispositivo.
As microagulhas realizam movimentos de vai e vem por toda a área a ser tratada. Por meio dos pequenos furos, uma ou mais medicações combinadas são injetadas para atuarem diretamente sob a pele, onde estão as raízes dos fios de cabelo. Os principais princípios ativos que podem ser utilizados na MMP são dos seguintes tipos:
Além disso, o tratamento com MMP pode ser associado a outros tratamentos convencionais para que os resultados possam ser ampliados e duradouros, dependendo da necessidade do paciente.
O procedimento em si dura cerca de meia hora. Alguns pacientes podem sentir desconforto ou mesmo um pouco de dor no couro cabeludo por causa da ação das microagulhas. Em alguns casos, pode ser recomendada a aplicação de anestesia local antes do tratamento. Após o procedimento, pode haver pequeno sangramento e inflamação local.
A principal indicação do MMP é o tratamento da alopecia androgenética (calvície) masculina e feminina. No entanto, o tratamento pode ser indicado para outras condições dos cabelos e couro cabeludo, como o eflúvio telógeno, a alopecia areata e outros distúrbios de pele na região.
No entanto, é preciso que haja uma avaliação detalhada pelo médico dermatologista das condições do couro cabeludo para receber o microagulhamento. Da mesma forma, é importante ter em mente que nos casos em que a queda de cabelo é mais severa, outros tratamentos podem ter mais eficácia, como o transplante capilar.
Como mencionado, uma sessão de MMP costuma ter a duração de, em média, meia hora. No entanto, são necessárias mais sessões para que o tratamento tenha bons resultados. O número exato depende de qual é o problema a ser tratado e sua gravidade, sendo que costumam ser realizadas, no mínimo, 3 sessões.
O intervalo entre as sessões também pode variar de acordo com a especificidade do caso. Alguns pacientes podem realizá-las mensalmente, enquanto outros podem precisar repetir o tratamento em 15 dias.
O MMP é uma técnica relativamente nova. No entanto, já tem apresentado diversos benefícios por causa da atuação direta dos princípios ativos sob a pele, sem a necessidade de passar por reações químicas em todo o corpo até a ação no local desejado.
Conheça, a seguir, os principais benefícios do MMP para o cabelo.
A aplicação de medicamentos diretamente na raiz dos fios de cabelo possibilita que toda a substância aplicada aja na região a ser tratada. Isso faz com que as raízes dos cabelos se tornem mais fortes e consigam crescer sem cair.
Além disso, os furos causados pelo microagulhamento estimulam a renovação celular e a produção de colágeno e outras substâncias fundamentais para a pele. Isso também é importante para o estímulo do fortalecimento das raízes, prevenindo a progressão da queda dos fios.
Da mesma forma que previne a queda dos fios de cabelo, as substâncias ativas aplicadas no MMP possibilitam que os fios de cabelo cresçam fortes, com um aspecto visualmente mais agradável e com uma boa espessura, uma vez que estão sendo tratados desde suas raízes sob a pele.
Como dito anteriormente, o microagulhamento causa pequenos furos no couro cabeludo, que estimulam a renovação celular por meio da cicatrização. Quando isso ocorre, também é estimulado o crescimento de fios de cabelo nas áreas onde eles caíram.
Com a infusão de medicamentos na região, é possível fazer com que os novos fios cresçam com força e espessura dando uma aparência mais uniforme ao restante dos cabelos.
Antes de realizar o MMP, é importante estar atento a todas as recomendações do médico dermatologista sobre cuidados com higiene e uso de outros tipos de medicamentos para que o couro cabeludo esteja devidamente livre para receber os princípios ativos pela microinfusão.
Já durante a recuperação do MMP, é importante ter atenção a alguns cuidados, como não lavar o cabelo nas primeiras 12 horas após o procedimento, e não utilizar nenhum produto químico, medicações tópicas ou ter contato com piscinas até a devida liberação do médico dermatologista. A exposição ao sol também pode ser danosa à recuperação do MMP. Por isso, é importante evitá-la nos primeiros dias após o tratamento.
É importante ter atenção também a qualquer sintoma que represente uma complicação, como dores, febre e sangramentos intensos. No entanto, desde que seguidas todos os cuidados necessários, é possível retomar as atividades rotineiras, como estudos e trabalho, no mesmo dia do procedimento.
Entre em contato com a Dra. Marcela Uehara.
Fontes:
Todas as informações publicadas neste site têm cunho educacional, sendo que todos os conteúdos são previamente revisados pela Dra. Marcela Uehara, CRM/SP 187489 | RQE 84638, e não podem ser consideradas diagnóstico. Para tal, são necessários consulta e exames preliminares.
COPYRIGHT © – DRA. MARCELA UEHARA 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.