Tratamento estimula a produção de colágeno e, dependendo do tipo de fio utilizado, promove um efeito lifting no rosto sem necessidade de cirurgia. Saiba mais sobre o procedimento.
Quem procura o consultório dermatológico em busca de rejuvenescimento, encontra diversas opções de tratamento. Entre elas, a aplicação dos fios de PDO. Reabsorvíveis pelo organismo e com efeitos que podem durar até dois anos, esses materiais agem principalmente no estímulo de colágeno e são indicados para tratar diversas condições da pele do rosto e do corpo.
Os fios de PDO (polidioxanona) são implantes biocompatíveis com o organismo que atuam estimulando a produção de colágeno, proteína responsável por dar mais firmeza à pele. A polidioxanona é um material utilizado há mais de 30 anos na medicina, para suturas, o que confere segurança ao tratamento.
Os fios de PDO são divididos em três tipos, cada um atendendo a uma necessidade específica. São eles:
A combinação de fios com diferentes características abrange os objetivos de vários tratamentos estéticos faciais e corporais.
Os fios de PDO são aplicados em consultório médico. É um procedimento rápido, feito com anestesia local no ponto em que o fio é inserido. Caso o paciente tenha muita sensibilidade, também podem ser realizadas outras aplicações de anestesia no trajeto que o produto fará na pele. Na maioria dos casos, o paciente pode sentir mais desconforto do que dor.
O procedimento tem início com a limpeza e higienização da pele. Finalizada esta etapa, o médico demarca as regiões em que os fios serão aplicados. Em seguida, ele insere os fios com a ajuda de uma agulha ou cânula (agulha fina sem ponta). O procedimento é tranquilo e demora cerca de 40 minutos.
Um dos maiores benefícios do tratamento com os fios de PDO está no fato de eles promoveram um efeito lifting, deixando a pele bem lisa, sem a necessidade de cirurgia.
Além disso, outros benefícios podem ser destacados com o uso dos fios de PDO, como:
Os fios são bastante versáteis, podendo ser usados em diversas regiões do rosto, como:
Os fios de PDO também podem ser aplicados no corpo, em regiões como:
A aplicação dos fios de PDO não é indicada nos seguintes casos:
A aplicação dos fios de PDO é um procedimento minimamente invasivo. Desde que o paciente siga as recomendações de cuidados pós-procedimento, raramente podem surgir problemas mais graves. O retorno às atividades comuns, como ao trabalho, pode ser feito imediatamente após a sessão de tratamento.
De maneira geral, pode ocorrer inflamação no local onde os fios foram aplicados, além de hematomas e pequenas irregularidades na pele. Porém, estes desaparecem em poucos dias. Para amenizar o inchaço, recomenda-se a aplicação de compressas de gelo no local durante as primeiras 24 horas.
De modo geral, somente o procedimento de fios de PDO de tração necessitam de cuidados posteriores. Eles incluem:
Os primeiros resultados após a aplicação dos fios de PDO podem ser vistos em algumas semanas. Porém, existe um pico de bioestímulo de colágeno que ocorre depois de cerca de quatro meses de realizado o tratamento. Isso porque o estímulo de colágeno vai acontecendo gradativamente.
Os resultados variam com o tipo de fio aplicado e podem durar de 6 meses a dois anos. Os fios de PDO são completamente reabsorvidos pelo organismo (em média, no período de três a seis meses).
Para obter melhores resultados, a aplicação dos fios podem ser associadas a outros tratamentos estéticos.
Os fios de PDO devem ser aplicados por médicos treinados e experientes neste tipo de procedimento.
Para saber mais sobre os fios de PDO, marque uma consulta com a Dra. Marcela Uehara.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Dermatologia — Regional São Paulo

Todas as informações publicadas neste site têm cunho educacional, sendo que todos os conteúdos são previamente revisados pela Dra. Marcela Uehara, CRM/SP 187489 | RQE 84638, e não podem ser consideradas diagnóstico. Para tal, são necessários consulta e exames preliminares.
COPYRIGHT © – DRA. MARCELA UEHARA 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.